A vida do zumbi dos palmares.



Joel Rufino Dos Santos.
FAE- fundação de assistência ao estudante.

Trabalho realizado pela aluna:
Dailaine Rodrigues Ferreira
Turma: 72

Em 1995,faz 300 anos que Zumbi dos Palmares morreu. Naquele tempo havia a escravidão, ser escravo não recebe salário, e você é trancado em barracões em cama nem rede, a comida, era somente o básico. A toda hora um escravo fugia, e a maioria das vezes era recuperado, uma vez no sul de Pernambuco,40 se juntaram para fugir, os fugitivos caminharam léguas e léguas. Deram numa serra de muitas Palmeiras ,lá acamparam. Palmares cresceu, Ganga Zumba era o chefe de Palmares.
Um dia a expedição inimiga entrou num mocambo, desceu o pau, só um menino sobreviveu ele foi criado por um padre, quando cresceu, foi para Palmares, e era chamado de zumbi, adotou uma família.
O rei de Portugal cansou de ser derrotado .O rei chamou Ganga Zumba e propôs algumas regras ,para a melhor convivência dos povos. Ganga Zumba aceitou, e foi traído, morto envenenado.
Não havendo acordo, a guerra ficou mais feroz. De vitória em vitória, Zumbi chegou perto de Recife, mas não invadiu a cidade. O rei de Portugal contratou um bandeirante para acabar com Palmares .Zumbi escapou vivo, se escondeu. Algum tempo depois, quis criar um exercito, só que um de seus soldados, o matou, isso aconteceu no dia 20/11/1695.É o dia Nacional Da Consciência Negra.

Comentários

Postar um comentário