Em São Salvador a Revolta dos Malês- Morgana e Danielle

 


Em 1835 os senhores de escravos da capital baiana,Salvador,viveram momentos de grande pânico.O motivo foi o movimento liderado pelos escravos africanos conhecidos como Malês,a maioria dos quais eram muçulmanos vindos da região do Golfo da Guiné,na África Ocidental.
Os Malês conseguiram juntar dinheiro para comprar armas e munições e panejaram uma luta com o objetivo de matar os brancos e conseguir a liberdade.
Uma desunia antecipou o inicio do movimento.Na noite de 24 de Janeiro de 1835, alguns rebeldes foram cercados pela a policia na casa de Manuel Calafate,mais não se entregaram.
Sete soldados e cerca de 70 escravos morreram em combate,e mais de 200 revoltosos foram presos. Entre os ultimos, 4 foram condenados a morte e outros foram açoitados em publico ou obrigado a cumpri trabalhos forçados. Aproximadamente 500 africanos, entre escravos e liberttos, foram expulsos do Brasil e mandados de volta para a África.
Com a Revolta do Malês,aumentou o medo de levantes de escravos no Brasil.Os senhores temiam que acontecesse com eles o mesmo que ocorrera no Haiti,na época de sua independecia.

Comentários