Intercâmbio Cultural Brasil & Chile, Pio XII & Gabriela Mistral



O Intercâmbio Cultural Brasil &Chile acontece desde 2003 entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII (Brasil) e a Escola Gabriela Mistral (Chile).
Em anos alternados cada escola compõe uma delegação formada por doze adultos, (composto por professores, pais, funcionários e representante da Secretaria de Educação) e vinte e cinco alunos.



A cada ano, um dos países sedia o Intercâmbio, sendo a delegação recebida pela escola parceira que programa atividades para que se conheça melhor os costumes, a cultura, a linguagem, bem como os aspectos pedagógicos de cada escola. Neste momento também são oportunizados espaços de discussão sobre temas educacionais comuns aos dois países.

Oficina de Informática - fotos.




No inicio do ano letivo as direções das escolas parceiras escolhem um tema a ser incluído no respectivo ano que culmina no momento do intercâmbio nas apresentações artísticas, oficinas e demais trabalhos produzidos pelas escolas.
São objetivos do Intercâmbio:
  • Proporcionar aos alunos um aumento na bagagem de seus conhecimentos através da vivência em um outro país, proporcionado pelas trocas entre as culturas, costumes, e das diferenças existentes entre os mesmos;



  • Desenvolver valores éticos, sociais e morais através das diferentes experiências oportunizadas pelo intercâmbio;
  • Oportunizar o aprofundamento do idioma, bem como dos aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais, estabelecendo relações entre os dois países além de compreender melhor aspectos importantes da América Latina;
  • Estabelecer intercâmbio entre os educadores das escolas dos respectivos paises, possibilitando a troca de experiências e idéias pedagógicas, visando reflexões e ações educacionais, o que contribuirá tanto para o crescimento da escola enquanto instituição, como para a formação do professor.


  • O Intercâmbio cultural constitui-se num projeto que envolve toda comunidade escolar, havendo grande participação da mesma tanto nos eventos quanto no planejamento e colaboração para a efetivação dos mesmos. As trocas realizadas contribuíram tanto para o crescimento da escola enquanto instituição, como para a formação dos alunos, pais, professores e funcionários envolvidos


Comentários