O Intercâmbio Cultural Brasil &Chile acontece desde 2003 entre a
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII (Brasil) e a Escola
Gabriela Mistral (Chile).
Em anos
alternados cada escola compõe uma delegação formada por doze
adultos, (composto por professores, pais, funcionários e
representante da Secretaria de Educação) e vinte e cinco alunos.
A cada ano, um dos países sedia o Intercâmbio, sendo a delegação
recebida pela escola parceira que programa atividades para que se
conheça melhor os costumes, a cultura, a linguagem, bem como os
aspectos pedagógicos de cada escola. Neste momento também são
oportunizados espaços de discussão sobre temas educacionais comuns
aos dois países.
Oficina de Informática - fotos.
Oficina de Informática - fotos.
No inicio do ano letivo as direções das escolas parceiras escolhem
um tema a ser incluído no respectivo ano que culmina no momento do
intercâmbio nas apresentações artísticas, oficinas e demais
trabalhos produzidos pelas escolas.
São
objetivos do Intercâmbio:
- Proporcionar aos alunos um aumento na bagagem de seus conhecimentos através da vivência em um outro país, proporcionado pelas trocas entre as culturas, costumes, e das diferenças existentes entre os mesmos;
- Desenvolver valores éticos, sociais e morais através das diferentes experiências oportunizadas pelo intercâmbio;
- Oportunizar o aprofundamento do idioma, bem como dos aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais, estabelecendo relações entre os dois países além de compreender melhor aspectos importantes da América Latina;
- Estabelecer intercâmbio entre os educadores das escolas dos respectivos paises, possibilitando a troca de experiências e idéias pedagógicas, visando reflexões e ações educacionais, o que contribuirá tanto para o crescimento da escola enquanto instituição, como para a formação do professor.
- O Intercâmbio cultural constitui-se num projeto que envolve toda comunidade escolar, havendo grande participação da mesma tanto nos eventos quanto no planejamento e colaboração para a efetivação dos mesmos. As trocas realizadas contribuíram tanto para o crescimento da escola enquanto instituição, como para a formação dos alunos, pais, professores e funcionários envolvidos
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