NAZISMO E O HOLOCAUSTO

 

Professor: José Edimilson

Aluna: Maria Eduarda Pinheiro Neves.

Turma 9A

 Nacional-Socialismo ou Nazismo é uma ideologia que foi criada na cidade de Munique, na Alemanha, no ano de 1919. Essa ideologia tinha como base dividir radicalmente a sociedade alemã naquela época: de um lado a raça ariana, como sendo símbolo de força, superioridade e pureza germânica; do outro lado os judeus, negros, estrangeiros e homossexuais, caracterizados pela ideologia como seres inferiores.

Dessa forma, o período histórico alemão entre 1918 e 1933 foi marcado por um conturbado cenário político, com destaque para a criação do Partido Nacional Socialista do Trabalhador Alemão, cujo seu líder era o até então desconhecido Adolf Hitler.

O nome de Hitler, porém, não ficou conhecido por feitos positivos, mas pelo fato de o austríaco ter comandado um regime tirânico que mergulhou a Alemanha no ódio e foi responsável por mobilizar um país contra um povo. As ações de Hitler como líder do nazismo e governante da Alemanha levaram o mundo à Segunda Guerra Mundial e ao maior genocídio da história: o Holocausto.

O Holocausto foi a perseguição e o extermínio sistemático, burocraticamente organizado e patrocinado pelo governo nazista, de aproximadamente seis milhões de judeus pela Alemanha e seus então colaboradores.

 No início do regime nazista, o governo nacional-socialista [nazista] criou campos de concentração para deter seus oponentes políticos e ideológicos, fossem eles reais ou imaginários. Após a invasão da União Soviética pela Alemanha, em junho de 1941, as Einsatzgruppen (Unidades Móveis de Extermínio), seguindo o exército nazista, ficavam atrás das linhas de fogo para realizar operações de assassinato em massa de judeus, ciganos, autoridades do estado soviético, e do Partido Comunista. Juntas, as SS, a polícia e as unidades militares alemães assassinaram mais de um milhão de homens, mulheres e crianças judias e centenas de milhares de pessoas de outros grupos étnicos e ideológicos. Entre 1941 e 1944, as autoridades nazistas alemãs deportaram milhões de judeus da Alemanha, dos territórios ocupados e dos países a elas aliados [o Eixo] para guetos e centros de extermínio, muitas vezes chamados de campos de extermínio, onde eram mortos nas instalações de gás especialmente criadas para aquele fim.


Você já ouviu falar em Anne Frank?

 

 Anne Frank foi uma entre as mais de um milhão de crianças judias assassinadas durante o Holocausto. Durante o tempo em que ficou escondida dos nazistas, Anne manteve um diário no qual escrevia sobre seus medos, suas vivências e suas esperanças. Encontrado em um aposento secreto após a família ter sido presa, o diário foi mantido por Miep Gies, uma das pessoas que ajudou a esconder a família Frank. Depois da Guerra, ele foi publicado em diversos idiomas, sendo até hoje utilizado nos currículos de milhares de escolas de ensino fundamental e médio por todo o mundo.

Neonazismo: A Influência do Nazismo na Atualidade.

Vale lembrar que em muitos países, é proibido cometer crimes de teor nazista (crime de apologia nazista) sendo a intolerância o principal fator de desenvolvimento desses grupos. Esses são formados sobretudo, por jovens, os chamados “neo-nazis” ou “neonazistas”.

Atualmente, com a expansão da era da informática, é possível encontrar grupos xenófobos e de inspiração neonazista nas redes sociais.

Embora possuam notadamente as inspirações do movimento nazista, muitos neonazistas não se consideram racistas. Por vezes, realizam discursos contra o nazismo, pregando assim, a independência do movimento.

Na Europa, diversos grupos neonazistas surgiram a partir dos anos 70 e atualmente, com a crise econômica esse número tem crescido de maneira exponencial.

Na Alemanha, palco das atrocidades nazistas, a presença de grupos neonazistas ainda é notória. Eles acreditam fielmente nos ideais implementados e disseminados por Hitler, sobretudo, na superioridade da raça ariana.

O Partido Democrático Nacional da Alemanha (NPD), é um partido político de inspirações nazistas com ideologia conservadora, nacionalista e radical. Foi fundado em 1964, embora ações de caráter nazista são atualmente proibidas no país.

Na Inglaterra, a Frente Nacional é um partido político fundado em 1970, formado por membros brancos os quais estão associados a outros movimentos neonazistas pelo mundo.

Outros países europeus como Áustria, Suíça, Dinamarca, Finlândia, França, Hungria, Ucrânia, Grécia e Letônia apresentam grandes grupos neonazistas, racistas e xenófobos.

Nos Estados Unidos, os movimentos neonazistas têm se expandido cada vez mais.

De fato, a Ku Klux Klan (KKK), organização de protestantes que apoiam a supremacia branca, surgido no século XIX, é um dos grupos racistas mais notários no país.

No entanto, ele não é caracterizado como neonazista visto que surgiu muito antes do Nazismo chegar ao poder na Alemanha.

Já que nos Estados Unidos a apologia ao nazismo não é considerada crime, há diversos grupos de inspirações nazistas espalhados pelo país: White Aryan Resistance-WAR, Aryan Nations, Stormfront, Skynheads, etc.

Muitos desses grupos, além de perseguirem e serem violentos com os negros e homossexuais, eles perseguem também os imigrantes do país. Estes, são considerados os grandes rivais e os maiores causadores dos problemas sociais.

FONTES:

1) https://www.stoodi.com.br/blog/historia/nazismo/

2) https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/adolf-hitler.htm

3) https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/holocaust-abridged-article 

Comentários