O BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

  

Professor: José Edimilson

Alunos: Júlia Oliveira e Lucas sena

Turma 9B

 Antes de iniciarmos o assunto objetivo devemos entender o que foi a Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial foi caracterizada como um conflito em estado de guerra total (no qual há mobilização de todos os recursos para a guerra), ela se estendeu de 1939 até 1945, foram 6 anos de conflito, fez aliados e eixo enfrentarem-se na Europa, Ásia, África e Oceania, mas quem eram aliados e eixo? Os aliados eram: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos. E o eixo eram: Alemanha, Itália e Japão.

  O conflito de proporções globais deixou em torno de 70 milhões de pessoas mortas. O estopim da guerra foi a invasão da Polônia pelos alemães em 1 de setembro de 1939. A guerra teve três fases: a fase da supremacia alemã, a fase das forças equilibradas e a fase que marcou a derrota do eixo. A Segunda Guerra teve fim em 2 de setembro de 1945 quando os japoneses assinaram um documento que reconhecia sua rendição incondicional aos americanos.

 

Agora que sabemos o que foi a Segunda Guerra podemos abordar o real assunto deste texto, acima vimos que a Segunda Guerra foi um conflito global, então o que o Brasil fez para contribuir? O Brasil só marcou a sua presença na guerra em 16 de setembro de 1944 tendo fim em sete meses e teve como objetivo a libertação da Itália.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas, o Brasil tinha relações cordiais com a Alemanha até 1938, e manteve neutralidade com o eixo, mas isso mudou em 1942 quando o Brasil rompeu relações diplomáticas com o eixo, nisso 19 navios brasileiros foram atacados pelas forças alemãs causando a morte de 500 pessoas, logo após o ataque o governo Vargas começou a apoiar os aliados.

O Brasil cedeu o Rio Grande Do Norte para os americanos instalarem uma base militar que foi nomeada de “trampolim da vitória" pois o lugar tinha como objetivo de ser o local de decolagem dos aviões que rumavam a Europa.

O contingente da FEB (força expedicionária brasileira) era formado por 25.445 mil homens para atuar exclusivamente na guerra. Destes, 450 soldados morreram e três mil soldados ficaram feridos no decorrer da campanha do Brasil.

Após a assinatura de rendição alemã, a FEB começou a ser desmobilizada logo na Itália. Getúlio Vargas ficou com medo desses soldados experientes se voltarem contra o seu governo, pois eles lutaram contra a ditadura e viviam sob um regime antidemocrático.

 Fontes:

1-   https://www.todamateria.com.br/o-brasil-na-segunda-guerra-mundial/#:~:text=O%20Brasil%20entrou%20na%20Segunda,o%20pa%C3%ADs%20manteve%20a%20neutralidade.

 2-   https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-segunda-guerra.htm

 

Comentários