Professor:
José Edimilson Kober
1.TEMA
Uma proposta pedagógica na disciplina de história:
Alunos do Ensino Fundamental, pesquisam histórias, elaboram seus textos,
constroem e publicam seus blogs.
2.OBJETIVOS
a) Geral:
Construir gradativamente uma proposta pedagógica que
busque novas práticas transformadoras articuladas com a realidade dos
educandos. Que os ajudem a aprender a pensar com autonomia, a refletir, que
adquiram estruturas mentais e aprendam os conceitos básicos da disciplina de
História. Que os educando aprendam a aprender estabelecendo relações.
b) Específicos:
Aprender a
buscar as informações através de pesquisas bibliográficas, jornais, revistas
(antigas ou atuais) depoimentos, entrevistas, letras de músicas e fotos
(antigas ou atuais).
Estabelecer
relações com outras disciplinas, com seus conhecimentos anteriores, com seus
valores e consigo mesmo.
Desenvolver a capacidade de expressar-se
elaborando seus próprios textos a partir das informações adquiridas e de seus
conhecimentos e experiências anteriores.
Motivar o
aluno para o processo de ensino aprendizagem.
Fortalecer e resgatar a auto-estima do aluno.
Criar
um ambiente favorável a ação e reflexão do educando.
Criar
situações que possibilitem ao aluno tomar decisões, fazer escolhas e
auto-avaliar.
Saber
criticar o produto e refazer o caminho.
3- JUSTIFICATIVA:
O que contribui para
que possamos afirmar que é de fundamental relevância construir gradativamente
uma proposta pedagógica que possibilite ao educando aprender a aprender. Para
aprender a aprender é relevante que os alunos estejam capacitados a
desenvolverem pesquisa. O que possibilita ao aluno tornar-se sujeito do seu
processo de construção do conhecimento.
É importante que esta
proposta viabilize aos alunos não só conhecer uma realidade do passado
(pesquisando) mas confronta-la com outras realidades históricas e com sua
própria realidade. Assim os educandos possam fazer suas escolhas e estabelecer
critérios para orientar suas ações.
É de fundamental importância que o professor
mediador oriente seus alunos a elaborar seus textos a partir das informações
coletadas na pesquisa e também considerando seus conhecimentos e experiências
anteriores. Esta etapa é de extrema importância já que é por meio das palavras
que o pensamento passa a existir
Trabalhando em grupos de dois ou três alunos,
pode-se desenvolver projetos de construção e produção de pequenos textos, de
textos com ilustrações, livros, utilizando o editor de texto para corrigir,
voltar, modificar, ampliar ou reduzir o que se escreve, diminuindo angústias
com o errar e favorecendo o desenvolvimento e fluência escrita. É muito
importante para a criança a possibilidade de ter rapidamente um produto do seu
trabalho, do seu esforço. Seu texto, sua gravura aparecem facilmente na tela.
Ela pode afirmar: “eu fiz”, “eu produzi”.
Quando a homepage estiver pronta o aluno poderá
afirmar:“Todas as pessoas conectadas na internet mundo a fora podem ver e ler o
que eu fiz, eu produzi.” (grifo do autor).
4.METODOLOGIA
No laboratório de
informática os alunos, recebem
instruções de informática necessárias para construção do blog. No primeiro
semestre da sexta série os alunos constroem blogs individuais, a partir do
segundo semestre passam a construí o blog da turma. Cada turma democraticamente
escolhem um nome para o blog e uma aluno da turma fica responsável pelo Desing
e Layout.
Aprendem
a utilizar o Blogger do Google e fazer uso de suas ferramentas. Digitam os
textos, inserem fotos, vídeos do You Tube e mapas do Google. Os trabalhos são
realizados on- line, salvos e publicados.
Iniciamos o presente
trabalho orientando os alunos a pesquisarem em livros, na internet e elaborarem
resumos. Sendo o tema o próprio conteúdo que esta sendo trabalhado no momento.
Um grupo de
alunos, não todos, assumem agora a
posição de um jornalista redigindo textos informando sobre os eventos da
Escola, participando da construção do Jornal da História, vídeos são criados,
editados e publicados no you tube e blogs (ver projeto “História e Construção
de Vídeos).
Os alunos que para escrever sua notícia precisa
buscar as informações e pesquisar. Assemelhando-se , neste momento, o papel do
jornalista ao do historiador investigador.
Os alunos são orientados a observar que no primeiro
parágrafo se apresente o fato, o tempo e o lugar. No segundo parágrafo deve
constar os personagens e a causa. No terceiro parágrafo deve considerar o modo
e detalhes. O quarto parágrafo serve de conclusão, as consequências. É
salientando que a notícia deve garantir o interesse e atenção dos leitores.
A resenha por ser um
resumo crítico possibilita ao educando expressar-se criticamente demonstrando
seus conhecimentos na área. E desenvolve sua capacidade de divulgar algo.
Outro desafio colocado aos
alunos é o de escrever sobre a História da cidade de Charqueadas ou História da
Rua que mora. Sobre a história da sua cidade ou da Rua o educando deverá
pesquisar, entrevistar, consultar documentos, observar fotografias, etc. Assim
também procedem os historiadores. Quando vão escrever a história dos lugares,
eles entrevistam pessoas e também consultam livros, documentos e fotografias de
diferentes épocas. Com frequência utilizam o programa do Google Earth
localizando sua rua e casa e inserindo imagens. Depois organizam as informações
e escrevem a história e, assim, a gente fica sabendo de fatos que aconteceram
no passado.
5- Avaliação
Os critérios
que utilizei para avaliar os blogs foram se estavam dentro do tema proposto
considerando a veracidades das informações das fotos, imagens, vídeos e documentos. É observada a criatividade, boa apresentação
do blog, consideramos também se a linguagem esta apropriada. Também é
significativo que cumpram com os prazos estabelecidos principalmente de
publicação final.
Atuei como
mediador em todos os passos do trabalho, sendo cem por cento assíduo e
providenciando material para as pesquisas e orientando na construção dos vídeos
e publicação. Avalio termos alcançado os objetivos visto que ao final do
trabalho conseguimos publicar excelentes blogs demonstrando através desde um
pedaço importante da história onde meus alunos são autores. Endereço
eletrônicos construídos:
http://escolapiodoze.blogspot.com//-
onde esta linkado os blogs, vídeos dos alunos e das turmas.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Celso. Manual Construtivista de Como Estudar, 9ª ed.
Petrópolis.RJ: Vozes,1996.
ANTUNES, Celso. O Que Mais Perguntam Sobre ... Cibercultura e
Ciberespaço, A Sala de Aula e os Computadores. Florianópolis: CEITEC, 2003.
BORGES, Vavy Pacheco. O Que é História, 11ª ed.São Paulo: Brasiliense,
1986.
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. 11ª ed.São Paulo: Perspectiva,
1994.
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos Estudos Históricos, 4ª ed. São Paulo:
DIFEL, 1983.
NIDELCOFF, Maria Teresa. As Ciências Sociais na Escola. 3ª ed.São
Paulo: Brasiliense,1992.
VASCONCELLOS, C.S. Construção do Conhecimento em Sala de Aula. 6ª ed.
São Paulo: Libertad, 1997.
WEISS, Alba M.L. & CRUZ, Mara L. R. M. . A Informática e os Problemas
Escolares de Aprendizagem, 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
7- Conclusão
Durante a construção dos
blogs os alunos estiveram motivados e totalmente envolvidos, pesquisaram e
aprofundaram conhecimentos e tornaram-se mais conscientes e participativos.
Vivenciaram uma aprendizagem lúdica colaborativa e interagiram muito.
Visitaram outros blogs,
saites, museus e pontos turísticos. Conheceram virtualmente outras realidades
no passado e no presente. Se tornaram autores dos seus próprios textos e
publicaram estes compartilhando com outras pessoas na internet.
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