Construção de Blogs nas aulas de História.




Professor: José Edimilson Kober

1.TEMA 
Uma proposta pedagógica na disciplina de história: Alunos do Ensino Fundamental, pesquisam histórias, elaboram seus textos, constroem e publicam seus blogs.

2.OBJETIVOS

a)      Geral:
Construir gradativamente uma proposta pedagógica que busque novas práticas transformadoras articuladas com a realidade dos educandos. Que os ajudem a aprender a pensar com autonomia, a refletir, que adquiram estruturas mentais e aprendam os conceitos básicos da disciplina de História. Que os educando aprendam a aprender estabelecendo relações.

b)      Específicos:
 Aprender a buscar as informações através de pesquisas bibliográficas, jornais, revistas (antigas ou atuais) depoimentos, entrevistas, letras de músicas e fotos (antigas ou atuais).
 Estabelecer relações com outras disciplinas, com seus conhecimentos anteriores, com seus valores e consigo mesmo.
                 Desenvolver a capacidade de expressar-se elaborando seus próprios textos a partir das informações adquiridas e de seus conhecimentos e experiências anteriores.
 Motivar o aluno para o processo de ensino aprendizagem.
Fortalecer e resgatar a auto-estima do aluno.
                Criar um ambiente favorável a ação e reflexão do educando.
                Criar situações que possibilitem ao aluno tomar decisões, fazer escolhas e auto-avaliar.
                Saber criticar o produto e refazer o caminho.

 3- JUSTIFICATIVA:
             O que contribui para que possamos afirmar que é de fundamental relevância construir gradativamente uma proposta pedagógica que possibilite ao educando aprender a aprender. Para aprender a aprender é relevante que os alunos estejam capacitados a desenvolverem pesquisa. O que possibilita ao aluno tornar-se sujeito do seu processo de construção do conhecimento.
            É importante que esta proposta viabilize aos alunos não só conhecer uma realidade do passado (pesquisando) mas confronta-la com outras realidades históricas e com sua própria realidade. Assim os educandos possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações.
É de fundamental importância que o professor mediador oriente seus alunos a elaborar seus textos a partir das informações coletadas na pesquisa e também considerando seus conhecimentos e experiências anteriores. Esta etapa é de extrema importância já que é por meio das palavras que o pensamento passa a existir
Trabalhando em grupos de dois ou três alunos, pode-se desenvolver projetos de construção e produção de pequenos textos, de textos com ilustrações, livros, utilizando o editor de texto para corrigir, voltar, modificar, ampliar ou reduzir o que se escreve, diminuindo angústias com o errar e favorecendo o desenvolvimento e fluência escrita. É muito importante para a criança a possibilidade de ter rapidamente um produto do seu trabalho, do seu esforço. Seu texto, sua gravura aparecem facilmente na tela. Ela pode afirmar: “eu fiz”, “eu produzi”.
Quando a homepage estiver pronta o aluno poderá afirmar:“Todas as pessoas conectadas na internet mundo a fora podem ver e ler o que eu fiz, eu produzi.” (grifo do autor).









4.METODOLOGIA 
           
            No laboratório de informática os alunos,  recebem instruções de informática necessárias para construção do blog. No primeiro semestre da sexta série os alunos constroem blogs individuais, a partir do segundo semestre passam a construí o blog da turma. Cada turma democraticamente escolhem um nome para o blog e uma aluno da turma fica responsável pelo Desing e Layout.
                Aprendem a utilizar o Blogger do Google e fazer uso de suas ferramentas. Digitam os textos, inserem fotos, vídeos do You Tube e mapas do Google. Os trabalhos são realizados on- line, salvos e publicados.
            Iniciamos o presente trabalho orientando os alunos a pesquisarem em livros, na internet e elaborarem resumos. Sendo o tema o próprio conteúdo que esta sendo trabalhado no momento.
                Um grupo de alunos, não todos,  assumem agora a posição de um jornalista redigindo textos informando sobre os eventos da Escola, participando da construção do Jornal da História, vídeos são criados, editados e publicados no you tube e blogs (ver projeto “História e Construção de Vídeos).
Os alunos que para escrever sua notícia precisa buscar as informações e pesquisar. Assemelhando-se , neste momento, o papel do jornalista ao do historiador investigador.
Os alunos são orientados a observar que no primeiro parágrafo se apresente o fato, o tempo e o lugar. No segundo parágrafo deve constar os personagens e a causa. No terceiro parágrafo deve considerar o modo e detalhes. O quarto parágrafo serve de conclusão, as consequências. É salientando que a notícia deve garantir o interesse e atenção dos leitores.
            A resenha por ser um resumo crítico possibilita ao educando expressar-se criticamente demonstrando seus conhecimentos na área. E desenvolve sua capacidade de divulgar algo.
Outro desafio colocado aos alunos é o de escrever sobre a História da cidade de Charqueadas ou História da Rua que mora. Sobre a história da sua cidade ou da Rua o educando deverá pesquisar, entrevistar, consultar documentos, observar fotografias, etc. Assim também procedem os historiadores. Quando vão escrever a história dos lugares, eles entrevistam pessoas e também consultam livros, documentos e fotografias de diferentes épocas. Com frequência utilizam o programa do Google Earth localizando sua rua e casa e inserindo imagens. Depois organizam as informações e escrevem a história e, assim, a gente fica sabendo de fatos que aconteceram no passado.

5- Avaliação
Os critérios que utilizei para avaliar os blogs foram se estavam dentro do tema proposto considerando a veracidades das informações das fotos, imagens, vídeos e documentos.  É observada a criatividade, boa apresentação do blog, consideramos também se a linguagem esta apropriada. Também é significativo que cumpram com os prazos estabelecidos principalmente de publicação final.
Atuei como mediador em todos os passos do trabalho, sendo cem por cento assíduo e providenciando material para as pesquisas e orientando na construção dos vídeos e publicação. Avalio termos alcançado os objetivos visto que ao final do trabalho conseguimos publicar excelentes blogs demonstrando através desde um pedaço importante da história onde meus alunos são autores. Endereço eletrônicos construídos:
http://escolapiodoze.blogspot.com//- onde esta linkado os blogs, vídeos dos alunos e das turmas.











6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, Celso. Manual Construtivista de Como Estudar, 9ª ed. Petrópolis.RJ: Vozes,1996.

ANTUNES, Celso. O Que Mais Perguntam Sobre ... Cibercultura e Ciberespaço, A Sala de Aula e os Computadores. Florianópolis: CEITEC, 2003.

BORGES, Vavy Pacheco. O Que é História, 11ª ed.São Paulo: Brasiliense, 1986.

ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. 11ª ed.São Paulo: Perspectiva, 1994.

GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos Estudos Históricos, 4ª ed. São Paulo: DIFEL, 1983.

NIDELCOFF, Maria Teresa. As Ciências Sociais na Escola. 3ª ed.São Paulo: Brasiliense,1992.

VASCONCELLOS, C.S. Construção do Conhecimento em Sala de Aula. 6ª ed. São Paulo: Libertad, 1997.

WEISS, Alba M.L. & CRUZ, Mara L. R. M. . A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem, 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

7- Conclusão

Durante a construção dos blogs os alunos estiveram motivados e totalmente envolvidos, pesquisaram e aprofundaram conhecimentos e tornaram-se mais conscientes e participativos. Vivenciaram uma aprendizagem lúdica colaborativa e interagiram muito.
Visitaram outros blogs, saites, museus e pontos turísticos. Conheceram virtualmente outras realidades no passado e no presente. Se tornaram autores dos seus próprios textos e publicaram estes compartilhando com outras pessoas na internet.

Comentários