ALFABETIZAÇÃO
CIENTÍFICA: lives com experimentos
Professora Paula
Roubaldo Lindner
Turmas 6A e 6B
Na pandemia, o professor necessitou se reinventar para continuar a cumprir seu ofício que é a mediação na aprendizagem dos alunos. O processo ensino- aprendizagem sofreu transformações e, consequentemente o planejamento do professor, precisou de ajustes para se tornar ainda mais motivador e envolvente e contemplar o ensino a distância. Sem interações presenciais, o acolhimento se tornou imprescindível e o desafio maior é adequar as atividades, tecnologias e materiais para que o aluno realmente aprenda, seja protagonista neste processo e se sinta feliz e seguro.
E,
neste intuito, com os encontros síncronos realizados através do meet, está sendo possível efetivar um
trabalho de alfabetização científica nas aulas de Ciências das turmas 6A e 6B.
Segundo Chassot (2000), este termo representa “o conjunto de conhecimentos que
facilitariam aos homens e mulheres fazer uma leitura do mundo onde vivem.”
Então, está sendo realizado lives com
experimentos para que os alunos possam observar, registrar, explicar e assim
compreender melhor fenômenos que acontecem ao seu redor, resolver problemas e
se tornar mais consciente frente ao seu papel de cidadão.
Este
trabalho será realizado até o final do ano de 2021, por enquanto, ainda
encontra-se no início onde foram trabalhados experimentos envolvendo: mudanças
de estado físico, transformações químicas e físicas, misturas homogêneas e
heterogêneas, métodos de separação de misturas e densidade de líquidos. Alguns
experimentos foram realizados pelos alunos durante as lives e também fora delas com materiais simples, roteiros fáceis de
serem efetuados e muitas vezes, observações de situações cotidianas
relacionadas ao conteúdo trabalhado no primeiro trimestre. Outros experimentos
foram somente observados por eles, também durante as lives, sendo realizados questionamentos provocativos que os
fizessem pensar sobre: problema, hipóteses, observações e conclusões.
Até
o momento, as lives com experimentos
tem sido uma prática proveitosa, pois foi percebida uma maior criação de
vínculos, uma interação mais efetiva dos alunos nas aulas, alguns alunos que
não participavam das aulas on-line
começaram a se tornar mais assíduos, as lives
ficaram mais divertidas, pois despertaram a curiosidade e a vontade de realizar
os experimentos para assim visualizar na prática a teoria estudada. É um
trabalho realizado a passos lentos, que exige organização, planejamento,
paciência e persistência, mas que tem gerado resultados positivos. E educar é
isso, reinventar-se todos os dias!
Referências:
CHASSOT,
Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a
educação. Ijuí: editora Unijuí, 2000.
Comentários
Postar um comentário