Professora: ISABEL CRISTINA DA C. DIAS
Disciplina: INGLÊS
Turma: 8A, 8B, 8C, 9A, 9B, 9C
“A
linguagem constitui a realidade e, da mesma forma, a linguagem é constituída
pela realidade, em um processo dialógico. Sendo assim, na citação de um poema
célebre do autor Luís de Camões - “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”
- é possível dizer que a linguagem se adapta, se modifica, se reinventa e
se transforma, considerando as mudanças socioculturais das comunidades de
pessoas. Podemos perceber tais mudanças tanto nos contextos nos quais nos
engajamos e nos comunicamos, por exemplo nos aplicativos de bate-papo e
nos sites de redes sociais especializados (mensagens de texto, imagens,
gravação de vídeo e áudio, etc.), quanto nas modificações aparentes na
materialidade das línguas: uso de novos termos, novas expressões, palavras
estrangeiras, nos processos de memeficação e circulação de textos. Tudo isso não seria diferente na
especificidade do momento atual, em que vivemos um contexto atípico de
pandemia.”
http://www.clickideia.com.br/portal/conteudos/c/39/25964
Publicado em: 7/7/2020
Baseado
nessa atualidade, novos termos e palavras passaram a compor o nosso vocabulário
atual, como “COVID”, “quarentena”, “isolamento social”, “Home office”,”
Lockdown”, etc. Essas palavras, claro, já existiam mas não eram usadas com
muita frequêcia no cotidiano de toda uma comunidade local e mundial.
Também
é importante considerar que o crescimento do uso desses termos, além de ser um
fenômeno natural da língua, também está suscetível às mudanças contextuais das
palavras. Assim, veremos exemplos como “quarenteners”, “cloroquiners”,
“covidiotas” surgindo em nossas interações, como aponta a professora Claudia
Zavaglia (UNESP/Ibilce), em uma entrevista ao Jornal “Diário da Região”. A docente
ainda traz o exemplo da palavra “live”, a qual passou a ser usada como qualquer
outro termo de origem em Língua Portuguesa.
A
globalização possibilita que essas trocas e contatos entre línguas se dê de
forma mais rápida, e até mesmo eficiente, se considerarmos que muitas
dessas “incorporações” do Inglês ocorreram sem muita dificuldade. Hoje, pessoas
que não têm muita instrução adotaram essas palavras no seu dia-a-dia.
Baseado na ideia que as palavras estrangeiras
nem sempre devem ter uma tradução exata em Português e que os dicionários são
recursos limitados diante da velocidade da mudança na comunicação, foi pensado
num trabalho com os alunos de 8º e 9º anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Pio II, que os levasse a pesquisar e refletir sobre o real significado e
aplicação dos termos pandêmicos atuais, utilizando ferramentas digitais para efetivar
seus trabalhos de pesquisa.
Professora Isabel
Cristina da Conceição Dias
Graduada em
Secretariado Executivo Bilíngue/UNISINOS
Licenciada em Letras/ULBRA
Pós Graduada em
Projetos Sociais e Culturais Escola Aberta/UFRGS
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII
RUA PARÁ, 187 – CENTRO – CHARQUEADAS – RS
Atividades Remotas - Março/2021
Disciplina: INGLÊS
Turma: 8A, 8B, 8C, 9A, 9B, 9C
Professor (a): ISABEL CRISTINA DA C. DIAS
Período: Semana de 15 a 19 de março
Good morning, folks!
Leia,
com atenção o texto abaixo, copie o exercício do final do texto, resolva (em
português).
Por dentro do coronavírus:
termos da pandemia para treinar Inglês
Você
conhece os termos da pandemia que estão sendo usados para noticiar a atual
situação mundial? Já teve contato com algum desses e não entendeu o
significado? Então não deixe de conferir as dicas que separamos para você
treinar o inglês e ficar por dentro das notícias sobre sobre o novo
coronavírus.
1- Pandemia/ Pandemic:
O
termo pandemia está associado ao número de pessoas infectadas em todo o mundo,
a World Health Organization (WHO) decretou que a COVID-19 é uma pandemia no dia
11 de março de 2020. Isso significa que a contaminação do vírus é de espectro
mundial, atingindo todos os continentes.
Que
tal pensar em exemplos de frases em inglês para aplicar o termo “Pandemic”? Nós
vamos começar com um exemplo e você continua para praticar!
Exemplo:
The Coronavirus pandemic is
scary.
O
termo “Lockdown” remete às medidas tomadas pelo governo para frear a curva de
contágio do novo coronavírus. Os municípios que adotam essa ação se comprometem
em proibir a circulação de indivíduos em espaços públicos e locais fechados,
visando à redução do número de contaminados pelo COVID-19. Essa determinação
mais severa é recomendada pela OMS, já que o contágio do vírus é feito de pessoa
para pessoa.
Já
pensou em como podemos usar este termo? Siga o nosso exemplo e aplique em uma
frase! Quanto mais você praticar, melhor!
Exemplo: Belém is the first
capital in Brazil to accept the Lockdown policy.
3- Quarentena/ Quarentine
A
palavra Quarentena está em alta desde que iniciamos essa onda de transmissão do
vírus. A prática corresponde à restrição do movimento de pessoas que foram
contaminadas ou que possam ter sido expostas ao vírus. Essa medida reduz o
contágio de novos indivíduos, já que isola possíveis transmissores da
doença.
O
termo faz referência aos 40 dias de isolamento que deveriam ser cumpridos
antigamente, com a peste bubônica, entretanto, hoje, esse período pode ser
maior ou menor. No cenário de Covid-19, autoridades públicas adotaram 14 dias
como o necessário para cumprir a quarentena inicial, estendendo o prazo
posteriormente.
Mas
então, vamos lá! Pratique Inglês na sua casa: qual frase você pode criar para
incluir o vocab “Quarentine”?
Exemplo: You have to respect
the quarantine to keep your family and friends safe.
4- Isolamento social/ Social
distance:
Ficar
em casa não tem sido muito fácil, né? Mas essa é uma das principais
recomendações para se proteger do novo coronavírus: Stay home and keep safe 🙂
O
isolamento é uma medida que deve ser tomada por todos, independente da
exposição ou não à doença, assim, você consegue prevenir que tenha contato com
pessoas infectadas com o Covid-19, não se contaminando e evitando a transmissão
de novos casos. Você está respeitando essa medida? Ela é muito importante para
superarmos isso juntos, mesmo que distantes!
Exemplo: We have to be in a social distance, it’s the best way to keep everybody safe.
5- Máscara/ Face Mask
As
máscaras já se tornaram um acessório na composição da roupa, não é mesmo? Se
você ainda não aderiu ao uso desse equipamento de proteção, agora é a hora! A
WHO recomenda que nós usemos a máscara todas as vezes que precisarmos ir às
ruas – obedecendo à orientação de sair apenas em casos de extrema necessidade.
A face mask garante que você não transmita o vírus para pessoas não
infectadas!
“Ah, mas eu não estou
contaminado, estou sem sintomas” – CUIDADO.
A
COVID-19 também registrou casos de pacientes assintomáticos, ou seja, pessoas
que não tiveram febre, dor no corpo, tosse ou qualquer outra queixa típica
desse novo vírus. Sendo assim, o uso da máscara é crucial para nos protegermos
e cuidarmos dos outros!
Você
já tem a sua? Quer aprender como fazer uma? Então não deixe de assistir ao
tutorial “Do It Yourself” abaixo e comece a confeccionar esses acessórios de
proteção!
- Sintomas/ Symptoms:
A
maioria dos pacientes acometidos por COVID-19 relatam os principais sintomas
padrões. Você sabe quais são esses? A gente vê esses termos constantemente nos
jornais, quer aprender como eles são em Inglês? Separamos essas dicas para você
estudar e expandir o seu vocabulário na Língua Inglesa.
Tosse:
Cough
Febre:
Fever
Dificuldade
para respirar: Shortness of breath
Dor de
cabeça: Headache
Dor na
garganta: Sore throat
O
vocabulário da língua inglesa vem ganhando espaço no nosso dia a dia cada vez
mais. Essa incorporação do idioma estrangeiro é uma demonstração de que este
processo está na educação e no cotidiano das pessoas, principalmente pelo
consumo intenso das mídias, como televisão e redes sociais.
Então, pesquise o significado
das palavras e termos abaixo mais usados atualmente:
Lockdown:
Fake
News:
Home
schooling:
Chat:
1. Fake
News:
2. Home office:
Comentários
Postar um comentário