PROJETO
Justificativa
As linguagens da TV e do vídeo respondem à sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta. São dinâmicas, dirigem-se antes à afetividade do que à razão. As crianças e os jovens lêem o que pode visualizar, precisam ver para compreender. Toda a sua fala é mais sensorial-visual do que racional e abstrata. Leem nas diversas telas que utilizam: da TV, do DVD, do celular, do computador, dos games.
Os vídeos facilitam a motivação, o interesse por assuntos novos. Os vídeos são dinâmicos, contam histórias, mostram e impactam. Facilitam o caminho para níveis de compreensão mais complexos, mais abstratos, com menos apoio sensorial como os textos filosóficos, os textos reflexivos.
Os vídeos também são um grande instrumento de comunicação e de produção. Os alunos podem criar facilmente vídeos a partir do celular, do computador, das câmaras digitais e divulgá-los imediatamente em blogs, páginas web, portais de vídeos como o YouTube.
A produção em vídeo tem uma dimensão moderna, lúdica. Moderna, como um meio contemporâneo, novo e que integra linguagens. Lúdica, pela miniaturização das câmaras, que permite brincar com a realidade, levá-las junto para qualquer lugar. Filmar é uma das experiências mais envolventes tanto para as crianças como para os adultos. Os alunos podem ser incentivados a produzir dentro de uma determinada matéria, ou dentro de um trabalho interdisciplinar.
Objetivos:
1- Para motivar, sensibilizar os alunos para pesquisa e aprendizagem.
2- Facilitará o desejo de pesquisa nos alunos para aprofundar o assunto.
3- Ajudar a tornar mais próximo um assunto difícil.
4- E também produzir vídeos e textos informativos do que acontece na Escola ou comunidade.
5- Documentar, registrar eventos, aulas, experiências, entrevistas e depoimentos.
6- Provocar discussões, debates e estimular a participação.
7- Estimular e desenvolver mais a criatividade e sua comunicação audiovisual.
8- Estimular a interação com outros colegas e outras escolas.
Metodologia
Os computadores e celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular, máquina digital ou filmadora e publicá-los na internet. Professores e alunos podem ter acesso a inúmeros vídeos prontos e assisti-los no momento ou salvá-los para exibição posterior. Ao mesmo tempo, todos podem editar, produzir e divulgar novos conteúdos a partir do computador, do celular, digitais e filmadoras. Entramos numa nova era da mobilidade e da integração das tecnologias, como nunca antes foi possível.
Um dos esquemas básicos de organização da produção de um vídeo um pouco mais complexo, costuma ter os seguintes passos:
Ideia: a ideia ou o tema principal que move a produção de um vídeo; Elaboração do roteiro: momento em que a ideia toma forma propriamente dita. Nesta etapa definem-se os personagens, os estilos de filmagem, e o que se pretende, de fato, passar para o público com a obra;
Plano de filmagem: nesta parte acontece a elaboração de uma planilha, onde são especificados todos os locais de filmagem, bem como suas datas, horários, diálogos, personagens, figurino, cenário, tempo de cada cena, etc.Captura das imagens: filmagem propriamente dita;
Decupagem das imagens: nesta etapa, os alunos assistem ao material gravado, selecionando o que é útil para a finalização da obra; Pré-edição: as imagens são transferidas para o computador e ordenadas em pastas e sub-pastas; Edição: montagem das imagens no computador, aplicação de efeitos, inserção de trilha sonora, de legendas ou frases de texto etc;Finalização: gravação em mídia DVD, disponibilização em um portal da escola ou em um portal de vídeos.Para começar não é necessário um equipamento sofisticado. Há programas de edição de imagens, alguns mais simples e baratos e outros mais sofisticados e caros. O mais simples vem com o Windows XP ou Vista: é o movie maker. Permite alterar o filme da forma que cada um quiser, com um clique na opção linha do tempo. Hoje, algumas câmaras digitais já permitem fazer edição de fotos ou vídeos nelas mesmas.
Tendo ideias e motivação facilmente se encontram as soluções técnicas mais adequadas para cada situação. O professor pode pedir aos alunos que encontrem as melhores soluções técnicas de edição.
Avaliação
Os critérios que utilizei para avaliar estes vídeos foram se estavam dentro do tema proposto considerando a veracidades das informações das fotos, imagens e documentos. É observada a criatividade, boa apresentação do vídeo, consideramos também se a linguagem esta apropriada bem como figurinos. Também é significativo que cumpram com os prazos estabelecidos principalmente de publicação final.
Atuei como mediador em todos os passos do trabalho, sendo cem por cento assíduo e providenciando material para as pesquisas e orientando na construção dos vídeos e publicação. Avalio termos alcançado os objetivos visto que ao final do trabalho conseguimos publicar excelentes vídeos nos blogs demonstrando através desde um pedaço importante da história onde meus alunos são autores. Endereço eletrônicos construídos:
http://escolapiodoze.blogspot.com - onde está linkado os blogs dos alunos
Bibliografia:
ANTUNES, Celso. O Que Mais Perguntam Sobre... Cibercultura e Ciberespaço, A Sala de Aula e os Computadores. Florianópolis: CEITEC, 2003.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
WEISS, Alba M.L. & CRUZ, Mara L. R. M. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
GUERREIRO, Miguel Escobar. Paulo Freire Y la educación libertadora. Cidade do México, 1985. Disponível em: Acesso em 28 abr. 2006.
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos Estudos Históricos. 4.ed. São Paulo: DIFEL, 1983.
Conclusão
Durante a produção dos vídeos os alunos estiveram motivados e totalmente envolvidos, pesquisaram e aprofundaram conhecimentos e tornaram-se mais conscientes e participativos. Vivenciaram uma aprendizagem lúdica colaborativa e interagiram muito. Já produzimos vários vídeos mas destacamos três:
Os Iluminados
Só Depende de Nós (este vamos apresentar no dia 4/11/2011).
Comentários
Postar um comentário