As Mídias estão cada dia mais presentes em nossa sociedade, transformando não só a maneira de comunicar, mas também de trabalhar, decidir e pensar. As tecnologias da informação remodelam a base material da sociedade fazendo com que as economias do mundo passem a manter uma interdependência global. Segundo Castells (1999, p 51) essa revolução tecnológica caracteriza-se não pela centralidade de conhecimentos, mas a aplicação dos mesmos na geração de conhecimentos e mecanismos da informação, o que gera um processo cumulativo entre a inovação e seu uso, fazendo da mente humana uma força direta de produção.
A velocidade com que as informações circulam e são produzidas criam uma nova relação com o saber. As mudanças ocorridas na produção do conhecimento desenham a base de um novo estilo de sociedade, mudando estruturas de sua subjetividade, formas de construção do conhecimento e processos de ensino e aprendizagem.
A escola, como instituição educacional deve oportunizar situações de desenvolvimento nas diversas áreas do conhecimento, propondo novas soluções em relação a valores, organização didático–curricular, gestão de processos entre outras necessidades da sociedade da informação e do conhecimento. A área tecnológica, com ênfase nas mídias, merece uma atenção especial, visto que esta está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, disponibilizando integração e globalização do conhecimento.
A mídia rádio é uma das mídias mais antigas que existe e tem em seu histórico muitas iniciativas voltadas para ed
ucação, devido a sua abrangência geográfica e econômica.
Segundo Bianco (2009, p.63) a mídia rádio é muito eficiente na educação desde que não seja utilizado como simples meio de transmissão de conteúdos sistematizados, podendo tornar-se um meio de produção de conhecimentos ligados à cidadania, educação, cultura, meio ambiente, saúde e empreendedorismo. A autora ainda coloca que “O rádio pode ser um forte aliado na disseminação de ideias e práticas que possam ser apropriadas à dinâmica da vida das pessoas.”.
A a mídia rádio oferece um grande leque de aprendizagens, contribuindo significativamente para o processo colaborativo, tão importante para a formação integral do educando, contribuindo na educação de pessoas que saibam pensar, refletir e criticar com autonomia, além do desenvolvimento de diversos valores sociais.
2-Justificativa:
Sabemos que os meios de comunicação estão a cada dia mais disseminados entre a população e que os mesmos são responsáveis não só pela informação, mas também pela tomada de decisões, modismos e falas, principalmente de nossos jovens. Notamos também que as mídias muitas vezes tem uma influencia maior que a escola na vida destes estudantes, então porque não aliá-la ao fazer pedagógico da escola? Transformar os expectadores em produtores de informação?
A escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII, desde 2006 vem realizando ações que visem a implementação de uma rádio na escola. Em 2006 adquiriu equipamentos para colocar som no pátio. Em 2007 utilizava-se o recreio para dar recados e colocar músicas aos alunos. Em 2008 o Grêmio Estudantil assumiu esta responsabilidade, sendo construído um espaço, onde os mesmos colocavam músicas, davam recados e participavam de algumas campanhas da escola, o que continuou realizando até 2011.
Verificamos, porém que estas atividades enfatizavam mais o entretenimento e a comunicação e que, melhor organizadas, poderiam tornar-se uma ferramenta de aquisição de conhecimento.
Assim, a escola inscreveu-se na oficina de rádio do programa Mais Educação recebendo material apropriado para implantar a rádio na escola.Este movimento veio ao encontro com o projeto da Secretaria Municipal de Educação “Radioeduca”.Para o desenvolvimento do mesmo a escola sentiu necessidade de reformular o projeto de rádio existente até então.
Desta forma pretende-se realizar este projeto que prevê a realização de uma programação diária, resultante de ações pedagógicas produzidas em sala de aula, cultivando práticas voltadas à criação, comunicação, compartilhamento, pesquisa e desenvolvimento humano, o que certamente contribuirá para a formação de educandos melhores preparados para os desafios da contemporaneidade.
A participação dos professores é fundamental para dar à programação da rádio um caráter pedagógico e integrado. A participação dos pais é uma forma de valorizar os saberes da comunidade e estreitar relações com a família.
E com vistas a valorizar esta comunidade e contribuir para que o entorno escolar também se desenvolva é que a escola estará se preparando para que o projeto se amplie futuramente, através da criação de uma rádio comunitária, a qual poderá dar maior retorno à comunidade em geral, além de contribuir sistematicamente para o desenvolvimento da comunidade de Charqueadas.
Assim a escola estará mais aberta, levando à participação, a socialização de saberes, aproximando todos os segmentos na busca de uma melhor qualidade na educação.
3-Objetivos:
3.1-Objetivo Geral:
Oportunizar aos alunos da escola conhecimentos técnicos e pedagógicos que lhes permitam aperfeiçoar o atual espaço da rádio pio XII, transformando-a em um veículo escolar de entretenimento, informação e educação, onde se vivencie a democracia e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na efetivação de uma escola de qualidade.
3.2-Objetivos Específicos:
· Aperfeiçoar a Radio Pio XII, através de diversas programações tornando-a cada vez mais integrante das ações da escola, para que futuramente possa ampliar sua abrangência também para fora da escola, através da criação de uma rádio comunitária;
· Estudo sobre a história do Rádio e sua importância como meio de comunicação;
· Desenvolvimento de habilidades técnicas, com vista a entender o funcionamento de uma rádio (como manejar os equipamentos, como gravar os programas, como eleger a melhor música, etc.).
· Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
· Assessorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem do rádio como um instrumento eficaz de ensino, adquirindo conhecimentos pedagógicos e tecnológicos;
· Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;
· Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe, oportunizando através de um trabalho colaborativo a vivencias autônomas e inovadoras;
· Investir na formação de repórteres mirins , para que consigam comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação, ecologia, economia e mundo em que vivemos;
· Promover a integração entre os diversos setores da escola;
· Criar um instrumento capaz de falar e ouvir a comunidade transformando-se em mais uma oportunidade de se exercer a cidadania;
· Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado na escola;
· Promover a pesquisa como eficiente metodologia de produção do conhecimento;
· Ser um veículo que contribua com disseminando conhecimento da comunidade, e para a comunidade.
4-Produtos do Projeto:
4.1-Resultados Alcançados:
A rádio da escola Pio XII funcionou este ano como uma rádio restrita, ou seja, teve sua programação veiculada durante o recreio, eventos e espaços dentro da escola.
Durante o processo de implantação da rádio foram necessários estudos, reuniões e formações entre os profissionais da escola, bem como um planejamento mais integrado entre as disciplinas. Abaixo relacionamos as principais ações.
a)Reunião com equipe gestora e responsáveis pela rádio para a reformulação do projeto da radio já existente na escola;
b)Revisão de equipamentos existentes e manutenção nas instalações onde a rádio funciona ;
c)Reunião com os professores para avaliação e sugestões para o projeto, bem como estudo de subsídios para a realização da programação.
d)Concurso para o nome e slogan da rádio onde cada turma escolheu o seu, houve quatro selecionados em cada turno e dos selecionados houve votação direta entre os alunos da escola vencendo o nome “Radioconexão Pio XII” e o slogan “Ser Pio XII é ser diferente, ninguém é igual a gente.”
f)Participação nas oficinas de Audacity oferecidas pela SMED.
g)Realização de reuniões em cada turno para definição da programação:
Manhã:
Cada semana ficou a cargo de uma série, sendo as disciplinas assim distribuídas:
Segunda- feira: Programações que abordem conhecimentos de Historia ,Geografia e Educação Física.
Terça-feira: Programações envolvendo Artes, Ensino Religioso e Filosófico.
Quarta-feira: Programações envolvendo Saúde e meio ambiente.
Quinta-feira: Programações envolvendo Literatura e língua estrangeira.
Sexta-feira: Programações envolvendo Matemática e assuntos relacionados ao Grêmio Estudantil
Os professores fizeram um levantamento dos assuntos em que as series apresentaram mais interesse e procuraram abordá-los em todas as disciplinas conforme plano em anexo.
Tarde:
A programação ficou sob a responsabilidade do 4º e 5º ano. Sendo as seguintes atividades distribuídas durante a semana:
Segunda feira: Informativo da semana, Receitas, Previsão do tempo para a semana,Programa informativo
Terça-feira: entrevistas e humor
Quarta-feira: Momento literário e Adivinhações
Quinta-feira :curiosidades,programa informativo e recados
Sexta-feira: mensagem,saúde e Aniversariantes
Noite:
Musicas, programas com reportagens, campanhas sobre sexualidade, drogas, necessidade de estudar entre outros.
h)Oficinas para professores;
i)Oficinas para alunos;
j)Reunião com professores para planejamento das atividades a serem gravadas;
k)Gravação dos Programas;
l)Veiculação da programação.
Tivemos uma programação bastante variada com assuntos como lendas, folclore, entrevistas, adivinhações, meio ambiente, saúde, poesia, Jorge Amado, entre outros.
Notamos que os alunos ficaram bastante motivados na realização dos programas e que a veiculação da programação contribuiu para diminuir a agitação no recreio da escola e consequente diminuição de acidentes no pátio e/ou brigas. Principalmente a tarde os alunos permanecem mais na área coberta participando de danças e realizando coreografias o que contribui para a expressão corporal.
A produção dos programas envolve os alunos e repercute na aprendizagem ao desenvolverem a pesquisa , os ensaios, as criações e gravações.
4.2Alcance dos Objetivos:
Objetivos
|
Resultados Obtidos
|
Aperfeiçoar a Radio Pio XII, através de diversas programações tornando-a cada vez mais integrante das ações da escola, para que futuramente possa ampliar sua abrangência também para fora da escola, através da criação de uma rádio comunitária;
|
As programações veiculadas na rádio foram resultados de trabalhos pedagógicos integrados, sendo que a rádio passou a ser um veiculo de produção do conhecimento.
|
Estudo sobre a história do Rádio e sua importância como meio de comunicação;
|
Estudo realizado pelos alunos do 7º ano na disciplina de História. Podemos encontrar algumas reportagens no blog.
|
Desenvolvimento de habilidades técnicas, com vista a entender o funcionamento de uma rádio (como manejar os equipamentos, como gravar os programas, como eleger a melhor música, etc.).
|
Foram realizadas oficinas de Audacity pelo professor Edmilson. Ainda contamos com a presença do radialista Bruno que nos ensinou a manusear melhor o equipamento e nos repassou algumas dicas.
|
Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
|
Os programas produzidos foram resultado de reuniões realizadas pelos professores, o plano de ação encontra-se nos anexos.
|
Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
|
Este trabalho foi iniciado através da gravação dos programas pelos alunos, porém deve ser aperfeiçoado.
|
Assessorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem do rádio como um instrumento eficaz de ensino, adquirindo conhecimentos pedagógicos e tecnológicos;
|
Realização de oficinas, sessões de estudo e planejamento, bem com acompanhamento do trabalho dos professores.
|
Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;
|
Realização de trabalhos envolvendo pesquisa, incentivando o despertar de repórteres mirim. Salientamos a reportagem feita pelos alunos da 6ª para a programação sobre Tempestades a turma 7D com a entrevista com o autor.........
|
Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe, oportunizando através de um trabalho colaborativo a vivencias autônomas e inovadoras;
|
Estamos na busca deste objetivo na medida em que incentivamos que os alunos produzam seus programas, orientados pelos professores da turma.A intenção é que na medida em que for evoluindo, o trabalhos vá se tornando cada vez mais integrado.
|
Investir na formação de repórteres mirins , para que consigam comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação, ecologia, economia e mundo em que vivemos;
|
Este objetivo deve ser aprofundado no próximo ano na forma de oficina, dando maior subsídios para que os alunos possam criar reportagens durante a programação.
|
Promover a integração entre os diversos setores da escola;
|
O projeto da rádio vem integrando os professores das turmas aos setores como laboratório de Informática e idiomas, além do pessoal de apoio pedagógico.
|
Criar um instrumento capaz de falar e ouvir a comunidade transformando-se em mais uma oportunidade de se exercer a cidadania;
|
Neste aspecto a radio esta mais voltada a socialização de trabalhos realizados ´por alunos e professores e veiculados no horário do recreio, porém no futuro pretende-se criar espaços para a participação dos pais.
|
Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado na escola;
|
Através da rádio podemos conhecer muitas produções dos alunos, sendo esta um meio de divulgar o trabalho realizado em sala de aula através das programações.
|
Promover a pesquisa como eficiente metodologia de produção do conhecimento;
|
A programação de cada serie é resultado do trabalho realizado em sala de aula, então para que o programa seja idealizado é necessário pesquisar o assunto em diversas fontes, inclusive entre a comunidade, o que tem contribuído para o desenvolvimento da pesquisa.
|
4.3-Obstáculos:
A escola já possuía um espaço destinado a rádio escolar , que funcionava como entretenimento durante o recreio. Como já havia este espaço a escola se inscreveu na oficina de rádio do Programa mais Educação, recebendo um bom equipamento para a realização das oficinas não havendo necessidade de grandes investimentos financeiros.
Os professores e os alunos ficaram bastante receptivos com a ideia da realização da programação, porém nem todos professores conseguiram integrar seu trabalho pedagógico aos programas de rádio o que é compreensível , tanto pelo caráter de inovação, quanto a necessidade de trabalho em equipe e a disponibilidade de planejamento diferenciado que exige uma postura diferente dos educadores ,desacomodando alguns, levando a uma maior reflexão sobre o ato de ensinar.Porém não podemos considerar este fator como um obstáculo, pois sabemos que as mudanças educativas são lentas, pois elas questionam não só metodologias, mas fazeres pedagógicos enraizados na cultura escolar não só de educadores mas de pais e alunos.
Observo porém que houve durante o ano letivo muita troca de professores, inclusive dos profissionais ligados diretamente a rádio(como o professor responsável pelo projeto e o DJ) o que de certa forma afetou o progresso da mesma, pois o processo de participação exige não só engajamento na proposta , mas conhecimentos técnicos ,pedagógicos e comunicacionais, que leva um certo tempo a serem adquiridos. Também quando o grupo apresenta rotativdade perde-se qualidade pois diminui a coesão e espírito de equipe, levando uma certa estagnação até que se preparem outros profissionais para atuar e se integrar.
Mesmo assim nota-se que a maioria da escola está participando do processo de efetivação da rádio escolar.
5-Conclusões:
A Radioconexão Pio XII faz parte do quotidiano escolar. Tem sido uma ferramenta eficiente para a produção de integração , desenvolvimento da criatividade, autonomia, pensamento crítico, entre outras situações importantes para a formação integral dos nossos alunos.Tivemos muitas oportunidades de produção de conhecimento durante este ano e acreditamos que podemos aperfeiçoar mais nosso trabalho, prevendo mais oportunidades de aprendizado através de oficinas e da efetivação de um trabalho mais integrado.
BLOG RADIOCONEXÃO PIO XII
Comentários
Postar um comentário