Pecuária Nordestina Século XVIII




1- Porque o rio São Francisco é chamado de rio dos Currais? A mais antiga área criatória foi a do nordeste, onde os vaqueiros partiam pelo sertão, quase sempre seguido o curso dos rios isso se deu, por exemplo, ao longo do rio São Francisco, chamado por isso, de rio dos Currais.
2-Explique o que é carne secaDevido ao sal, a carne conservava-se por mais tempo, o que facilitava sua venda em locais distantes.
3-Como utilizavam o couro? Outro produto fundamental da pecuária nordestina foi o couro. Desde o Maranhão até Bahia, o couro era um artigo de exportação importante. Mas os colonos do sertão também o utilizavam para fazer camas, portas, cordas, bolsas, ou roupas para entrar nas matas da caatinga, onde as plantas têm muitos espinhos.
Pecuária no Sul Século XVIII
4- O que são? A quem pertencem as estâncias? No sul, as propriedades onde se criava o gado eram imensos latifúndios chamados estâncias. Seus proprietários (os estanceiros) empregavam tantos escravos quanto trabalhadores livres para cuidar dos animais.

5- Onde surgiram as Charqueadas? Para onde eram exportados? Foi no final do Século XVIII que os pecuaristas do sul começaram a instalar as Charqueadas. As primeiras surgiram em Pelotas do Rio Grande do Sul. Assim com o gado vivo e o couro, a carne de charque era um dos principais produtos da região exportados (Nos casos de couro) vendidos para outras áreas da colônia ou consumido localmente.

Comentários