Leis de Emancipação - Escravidão


Trabalho da alunas:
Vitoria e Jenifer
Turma: 8C/2013

Em meio ás pressões internas e externas, o governo e os parlamentares brasileiros instituíram leis que libertaram os escravos no país, na segunda metade do século XlX.
Uma delas foi a Lei do ventre livre, de 1871, que declarava livres os filhos de mulheres escravas nascidos no Brasil, mas obrigava a ficar em poder dos donos de suas mães até os 8 anos de idade. Pela lei de 1871, instituía-se também o fundo de emancipação, ou seja, destinava-se parte do dinheiro arrecadado pelo governo para a compra da liberdade dos escravos.

a Lei dos sexagenários, de 1885, libertava os escravos e as escravas com mais de 65 anos. Os abolicionistas e boa parte da sociedade ficaram indignados com essa lei, pois ela pareceu muito mais favorável aos senhores que aos cativos.Se a intenção dos parlamentares e do governo imperial era diminuir  as pressões dos abolicionistas, a Lei dos sexagenários teve um sentido contrário, pois incentivou  ainda mais o movimento de libertação.

Essas duas leis permitiram aos senhores de escravos ganhar tempo e adiar ao máximo a abolição definitiva.Elas não resolveram o problema da escravidão ,mas transformaram a justiça em um novo campo de luta pela liberdade.Pela primeira vez na história do Brasil,multidões reuniram-se em manifestações políticas a favor da abolição.







Comentários