TRACTEBEL



Trabalho do aluno:
Fellipe Ramon
Turma: 7C/2013

Todas as paredes da caldeira são formadas por tubos, e esses tubos estão cheios de água. O carvão é usado como combustível para manter o fogo dentro da caldeira. O fogo aquece a água até que se transforme em vapor e esse vapor movimenta a turbina. A energia mecânica desse movimento da turbina ligada a um gerador, se transforma em energia elétrica. A energia elétrica é colocada na rede de transmissão, passa pelas subestações e daí para a rede de distribuição. Após o vapor movimentar a turbina, ele começa a perder pressão e temperatura, então inicia a condensação. De volta ao estado líquido, a água pode voltar para o início do processo, dentro da caldeira.
Até 1998 a Eletrosul era responsável pela geração e distribuição da energia nos três estados do sul do Brasil. Nesse ano a Eletrosul foi dividida em duas empresas: • a Eletrosul ficou responsável pela distribuição da energia e • a Gerasul ficou responsável pela geração da energia O governo resolveu privatizar a geração e num leilão, a Tractebel (empresa Belga) adquiriu a Gerasul. Pouco tempo depois a Gerasul passou a se chamar Tractebel Energia. Hoje a Tractebel Energia pertence a empresa francesa Suez. A subestação que há na usina continua sendo da Eletrosul, já que esta ainda é responsável pela distribuição.



Atualmente, quase toda a energia elétrica produzida no Brasil vai para o “sistema interligado nacional” (SIN), administrado pelo “operador nacional do sistema” (ONS). Com o sistema de energia interligado, não dá para especificar quem consome a energia produzida aqui. ONS estabelece quanto de energia devemos colocar no sistema, as usinas (geradoras) abastecem o sistema e as empresas responsáveis pela distribuição providenciam que chegue até os consumidores finais.

Nome da pessoa entrevistada: Valéria Zotti
Entrevistador da pessoa: Fellipe Ramon
Turma: 7c
Infelizmente acontecem acidentes de trabalho. Estou na usina desde 2005 e já soube de acidentes graves, mas nenhum nesse período e não saberia relatar nenhum acidente.
Nosso fornecedor de carvão é a Copelmi. Acho que o carvão vem da mina de Butiá.
Existem várias empresas terceirizadas trabalhando na usina: • EMS – faz a manutenção • Top Service – faz a limpeza • EPAVI – faz a vigilância • Votorantin – cuida da cinza • Diversos outros contratos

Como a usina é muito antiga, apesar dos investimentos da empresa, ela não atinge a eficiência energética exigida pela lei e corre o risco de fechar. 

Comentários