ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

 


ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: lives com experimentos

Professora Paula Roubaldo Lindner

Turmas 6A e 6B

Na pandemia, o professor necessitou se reinventar para continuar a cumprir seu ofício que é a mediação na aprendizagem dos alunos. O processo ensino- aprendizagem sofreu transformações e, consequentemente o planejamento do professor, precisou de ajustes para se tornar ainda mais motivador e envolvente e contemplar o ensino a distância. Sem interações presenciais, o acolhimento se tornou imprescindível e o desafio maior é adequar as atividades, tecnologias e materiais para que o aluno realmente aprenda, seja protagonista neste processo e se sinta feliz e seguro.

E, neste intuito, com os encontros síncronos realizados através do meet, está sendo possível efetivar um trabalho de alfabetização científica nas aulas de Ciências das turmas 6A e 6B. Segundo Chassot (2000), este termo representa “o conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens e mulheres fazer uma leitura do mundo onde vivem.” Então, está sendo realizado lives com experimentos para que os alunos possam observar, registrar, explicar e assim compreender melhor fenômenos que acontecem ao seu redor, resolver problemas e se tornar mais consciente frente ao seu papel de cidadão.

Este trabalho será realizado até o final do ano de 2021, por enquanto, ainda encontra-se no início onde foram trabalhados experimentos envolvendo: mudanças de estado físico, transformações químicas e físicas, misturas homogêneas e heterogêneas, métodos de separação de misturas e densidade de líquidos. Alguns experimentos foram realizados pelos alunos durante as lives e também fora delas com materiais simples, roteiros fáceis de serem efetuados e muitas vezes, observações de situações cotidianas relacionadas ao conteúdo trabalhado no primeiro trimestre. Outros experimentos foram somente observados por eles, também durante as lives, sendo realizados questionamentos provocativos que os fizessem pensar sobre: problema, hipóteses, observações e conclusões.

Até o momento, as lives com experimentos tem sido uma prática proveitosa, pois foi percebida uma maior criação de vínculos, uma interação mais efetiva dos alunos nas aulas, alguns alunos que não participavam das aulas on-line começaram a se tornar mais assíduos, as lives ficaram mais divertidas, pois despertaram a curiosidade e a vontade de realizar os experimentos para assim visualizar na prática a teoria estudada. É um trabalho realizado a passos lentos, que exige organização, planejamento, paciência e persistência, mas que tem gerado resultados positivos. E educar é isso, reinventar-se todos os dias!

Referências:                                                                              
CHASSOT, Attico.  Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: editora Unijuí, 2000.


Comentários