BÚSSOLA CASEIRA
Disciplina de Geografia 6º ano
Conteúdo trabalhado: Localização no espaço
geográfico - Instrumentos de orientação
A
palavra bússola é de origem italiana e significa pequena caixa. Basicamente ela
é formada por uma agulha magnética que fica suspensa através de seu centro de
gravidade, e aponta sempre para a direção norte.
Usando materiais
simples, podemos construir juntamente com os alunos esse artefato tão
interessante. Para isso vamos precisar de um vasilhame para armazenar água
(copo transparente), um pedaço pequeno de papel fino (toalha ou guardanapo de
papel), uma agulha de costura e um ímã.
Comece colocando água
até a borda da vasilha escolhida. Agora, com um ímã em mãos, esfregue-o na
agulha. Tenha cuidado para não tocá-la depois desse feito, pois pode
desmagnetizá-la. Coloque o pedaço de papel sobre a água e em seguida a agulha.
Observe que a agulha imantada irá se movimentar, orientando-se na direção
norte.
Para que o experimento
tenha sucesso é crucial sabermos de antemão onde está localizado o norte
geográfico da Terra.
Quando se está em algum
lugar onde não se sabe onde é o norte geográfico uma regra simples que
passaremos a seguir pode ser muito útil. Utilizando-se da informação de que o
Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte
estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço
esquerdo na direção do sol poente (oeste). Pela disposição dos pontos cardeais,
podemos concluir que o Sul ficará voltado para as costas e o Norte para a
frente. Veja a figura abaixo.
Uma segunda maneira de se saber
com que polaridade foi magnetizada a agulha de sua bússola é comparando-a com
uma outra bússola já identificada ou com uma bússola comercial. Então, ao
descobrir qual é a polaridade de sua agulha, é aconselhável que se faça uma
marca na extremidade que está voltada para o norte geográfico, como é
convencionado. Isso pode servir de referência para a construção de outra
bússola e para a sua utilização por qualquer pessoa.
Com a informação da polaridade da bússola, você
pode realizar atividades de orientação e navegação.
Montagem
Figura 2Copo com agulha e papel
Observações:
ü Para saber se agulha já está bem imantada,
aproxime-a de algum objeto metálico ferromagnético (ferro, clips, moedas,
etc.) e verifique se há atração;
ü O método acima só serve para dar uma idéia de onde
está o norte geográfico;
ü Retire de perto da sua bússola
objetos que a possam “atrair”, como como clips, tesouras, pregos ou outros
objetos de metal.
ü O pedaço de papel pode ser substituído por uma
fatia de rolha (cortiça).
Fontes: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele16.htm
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construindo-uma-bussola.htm
Fotos das bússolas confeccionadas
pelos alunos do 6º ano – turma 6D
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