BÚSSOLA CASEIRA

 


BÚSSOLA CASEIRA

 Professora: Lizandra Beatriz dos Santos Quevedo

Disciplina de Geografia         6º ano                 

 ALUNAS - YASMIN SILVA DE SOUZA -   ANA RUTH BRAGA OTEIRO

Conteúdo trabalhado: Localização no espaço geográfico - Instrumentos de orientação

 A bússola é um importante instrumento de orientação geográfica. Foi graças a ela que grandes descobertas foram feitas como, por exemplo, o descobrimento do continente americano pelos europeus.

          A palavra bússola é de origem italiana e significa pequena caixa. Basicamente ela é formada por uma agulha magnética que fica suspensa através de seu centro de gravidade, e aponta sempre para a direção norte.

Usando materiais simples, podemos construir juntamente com os alunos esse artefato tão interessante. Para isso vamos precisar de um vasilhame para armazenar água (copo transparente), um pedaço pequeno de papel fino (toalha ou guardanapo de papel), uma agulha de costura e um ímã.

Comece colocando água até a borda da vasilha escolhida. Agora, com um ímã em mãos, esfregue-o na agulha. Tenha cuidado para não tocá-la depois desse feito, pois pode desmagnetizá-la. Coloque o pedaço de papel sobre a água e em seguida a agulha. Observe que a agulha imantada irá se movimentar, orientando-se na direção norte.

Para que o experimento tenha sucesso é crucial sabermos de antemão onde está localizado o norte geográfico da Terra.

Quando se está em algum lugar onde não se sabe onde é o norte geográfico uma regra simples que passaremos a seguir pode ser muito útil. Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste). Pela disposição dos pontos cardeais, podemos concluir que o Sul ficará voltado para as costas e o Norte para a frente. Veja a figura abaixo.

Uma segunda maneira de se saber com que polaridade foi magnetizada a agulha de sua bússola é comparando-a com uma outra bússola já identificada ou com uma bússola comercial. Então, ao descobrir qual é a polaridade de sua agulha, é aconselhável que se faça uma marca na extremidade que está voltada para o norte geográfico, como é convencionado. Isso pode servir de referência para a construção de outra bússola e para a sua utilização por qualquer pessoa.

Com a informação da polaridade da bússola, você pode realizar atividades de orientação e navegação.

Montagem

      

1Agulha em cima da fatia de cortiça
  

Figura 2Copo com agulha e papel

Observações:

ü Para saber se agulha já está bem imantada, aproxime-a de algum objeto metálico ferromagnético (ferro, clips, moedas, etc.) e verifique se há atração;

ü O método acima só serve para dar uma idéia de onde está o norte geográfico;

ü Retire de perto da sua bússola objetos que a possam “atrair”, como como clips, tesouras, pregos ou outros objetos de metal.

ü O pedaço de papel pode ser substituído por uma fatia de rolha (cortiça).

Fontes: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele16.htm

           https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construindo-uma-bussola.htm

 

Fotos das bússolas confeccionadas pelos alunos do 6º ano – turma 6D


  YASMIN SILVA DE SOUZA

 

 


ANA RUTH BRAGA OTEIRO 

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