OS DIFERENTES LUGARES DAS ARTES NO MUNDO

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DISCIPLINA DE ARTE

 Professora Josélia Cezimbra
Alunos das turmas 7C e 7D


 Ao longo do I trimestre letivo, a proposta de trabalho com as turmas 7C e 7D na disciplina de arte teve como tema base “os diferentes lugares das artes no nosso mundo”. 

Com isso, partiu-se das artes presentes no ambiente de dentro de casa, com enfoque às artes gráficas, sobre as quais foi pensado sobre a psicologia das cores e seu uso em objetos cotidianos, vendidos em supermercados, por exemplo. 

O trabalho criativo relacionado, foi a criação de um logotipo para uma loja fictícia de chocolate, cujo nome seria “Doce coelhinho”. Cada estudante criou a sua arte de acordo com suas próprias percepções.



Após, propôs-se observar a potencialidade artística de itens presentes dentro de casa, como os alimentos, por exemplo.  Para isso, pensou-se sobre a arte contemporânea, que promove o uso de diversas materialidades no processo criativo. Cada estudante teve que criar a representação de um animal com o uso de alimentos de sua casa (food art).





Após pensar sobre as artes de dentro de casa, chegou a hora de olhar para a janela e perceber a paisagem de seu entorno. Para isso foram feitas fotografias e representações visuais da mesma, por meio de desenho de observação. Na semana seguinte, ao sair para fora de casa, os estudantes puderam coletar elementos da natureza do seu jardim e arredores, a fim de criar uma mandala (ecoarte), registrada em fotografia. 




Na rua ou pátio de casa, pensou-se sobre a arte urbana, com colagens do tipo lambe lambe e sticker arts. Logo, os estudantes puderam criar uma frase para intervir no ambiente onde vivem, por meio de colagem ou escrita no local (com as devidas permissões necessárias). A fim de compreender sobre a arte do grafite também trabalhou-se com a cultura hip hop, originada nos anos de 1970 nos Estados Unidos. Com a mesma, os estudantes puderam experimentar passos de break dance e criar uma rima com visualidade (escrita) de acordo com a estética do grafite. 







Diferenciou-se grafite de pintura mural. 

 Com isso, foram percebidas ainda outras artes sobre a parede, inclusive contemporâneas, que interagem com o próprio espaço por meio de colagens ou fotografias. Ao considerar as artes sobre as paredes também considerou-se as artes de ambientes de cultos religiosos, como igrejas e mesquitas, que possuem pinturas murais, artes vitrais ou azulejos coloridos. A atividade criativa se deu a partir do uso de uma estrutura de retábulo (oratório) presente em diversas igrejas cristãs. 




Ao pensar sobre espaços religiosos percebeu-se a importância de alguns deles enquanto monumentos arquitetônicos. A partir disso, foram trabalhados patrimônios culturais e criadas maquetes sobre patrimônios mundiais da escolha de cada estudante. 

Junto aos patrimônios culturais materiais, também se observam monumentos de esculturas. Logo, os estudantes puderam criar esculturas em papel inspiradas em artes concretistas de escultores brasileiros. O último espaço a ser pensado foi o dos museus, que abrigam obras de arte diversas. A partir de pesquisas, cada estudante escolheu uma obra exposta no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e apresentou uma visualidade criada a partir de um artista escolhido. 





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