PESTE NEGRA

 

       Professor: José Edimilson

Alunos: Cecília Castro e José Vitor Carvalho.

 Turma 9B

         Também conhecida como peste bubônica, é uma doença causada pela bactéria, Yersinia Pestis, que é encontrada em pulgas de ratos contaminados, que se proliferavam facilmente por conta da higiene das cidades na época, quando entra em contato com um ser humano a transmissão acontece, e assim pode ser transmitida de humano para humano pela via respiratória ou secreções do corpo. 

 Origem e disseminação: existem diversas teorias de como surgiu, porém a mais relevante é que a doença surgiu na Ásia, especificamente na china, mas foi a partir do século XIV, que ela se espalhou por terra e mar pelo oriente, assim causando cerca de 24 milhões de mortes.

          A doença teve contato com os Europeus por meio de um conflito que ocorreu em caffa, contra as tropas tártaras em 1343, que durou até 1346, quando as tropas foram dizimadas por um surto de peste negra, e decidiram utilizar os cadáveres contaminados como arma os jogando para dentro da cidade, assim a fazendo sucumbir perante ao surto da peste, e para fugir da doença genoveses abandonaram o local disseminando a peste por todo continente europeu.

           Logo foi identificado pelos europeus que a doença era altamente perigosa, já que era repassada por via respiratória e a pessoa que contraia falecia em questão de dias.       

Sintomas: Como ainda não havia um desenvolvimento satisfatório da ciência médica nesta época, não se sabia as causas da peste e tampouco os meios de tratá-la ou de sanear as cidades e vilas. A peste foi denominada “negra” por conta das afecções na pele da pessoa acometida por ela, isto é, a doença provocava grandes manchas negras na pele, seguidas de inchaços em regiões de grande concentração de gânglios do sistema linfático, como a virilha e as axilas.

Esses inchaços também eram conhecidos como “bubões”, por isso a peste negra também é conhecida como peste bubônica. A morte pela peste era dolorosa e terrível, além de rápida, pois variava de dois a cinco dias após a infecção.

Consequências: a situação era grave de tal forma que havia mais pessoas mortas do que vivas para as enterrar, a cultura medieval foi extremamente afetada tendo diversas pinturas da época com imagens chamadas “dança macabra” ou a “dança da morte” que continham pessoas dançando com esqueletos que simbolizavam o potencial destrutivo da morte, na literatura também eram mostrados vários relatos da peste e do impacto produzido por ela.

         Acreditavam na época que a doença era de origem sobrenatural e principalmente bodes expiatórios, como povos estrangeiros, em especial os judeus, assim gerando além de uma grande catástrofe natural uma tensão social.       

 Fontes: brasil escola, mundo educação.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm


Comentários